O VII Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica voltou a ser hospedado na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), em São Bernardo do Campo, desta vez pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, e aconteceu no período de 29 de agosto a 01 de setembro de 2016. O tema foi: Pentateuco, da formação à recepção.

No livro do Congresso Marcelo Carneiro (2016, p. 8) assim registrou:

Apesar dos muitos estudos já realizados sobre este bloco literário (…) ainda há muito a ser discutido (…) É a segunda vez, desde que a ABIB iniciou seus congressos em 2004, que o tema geral está relacionado a um determinado aspecto das Escrituras. Mas é a primeira vez que um bloco literário específico se torna objeto de investigação coletiva e domina o cenário de análise de um congresso.

A partir deste congresso e pelo peso das conferências internacionais, passou-se a denominar os congressos da ABIB como Congressos Internacionais de Pesquisa Bíblica promovidos pela ABIB. As contribuições dos assessores internacionais tiveram os seguintes títulos:

Jean-Louis Ska (Instituto Pontifício de Roma) – Tendências fundamentais na pesquisa do Pentateuco nos últimos dez anos
Thomas Römer (Universidade de Lausanne) – Os papeis de Moisés no Pentateuco e
A atual discussão sobre a chamada História Deuteronomista, crítica literária e consequências teológicas.

A diretoria eleita para o biênio 2016 – 2018 teve a seguinte composição: Presidente – Telmo José Amaral de Figueiredo, Vice-Presidente – Luis José Dietrich, 1º Secretário – Elcio Valmiro S. Mendonça, 2º Secretário – Kenner Roger K. Terra, 1º Tesoureiro – Antonio Carlos Frizzo, 2º Tesoureiro – Fabrizio Zandonadi Catenassi, Vogal – Sue’Hellen Monteiro de Mattos.

A obra referente ao VIII congresso ficou publicada como: Pentateuco: da formação à recepção. Foi organizada por Marcelo da Silva Carneiro, Monika Ottermann e Telmo José Amaral de Figueiredo e foi publicada pelas Edições Paulinas em 2016.