Antes de propor uma comunicação, leia a ementa de cada GT e veja qual deles é o mais adequado para sua pesquisa:

  • Para aplicação de um método exegético a um texto específico: prefira os GTs 1 a 7.
  • Para novas perspectivas sobre eventos, personagens, lugares, contextos e períodos históricos: prefira GT 8.
  • Para estudos específicos sobre teorias, modelos, novas ferramentas e desafios para a tarefa da tradução da Bíblia: prefira GT 9.
  • Para hermenêutica em perspectiva interdisciplinar, história da leitura/interpretação da Bíblia: prefira GT 10.

Os coordenadores do GT escolhido poderão recusar a proposta ou, eventualmente, indicá-la para outro GT, caso o julguem mais adequado.

As inscrições para comunicação em um GT estarão abertas até o dia 30 de junho de 2024.

GT 1 – Torá / Pentateuco

Este GT receberá comunicações com estudos sobre textos da Torá/Pentateuco, em perspectiva exegética, teológica e literária, acolhendo diferentes métodos e abordagens de análise textual. O objetivo é divulgar pesquisas que renovem a leitura dessa literatura. Para ser aprovada, a comunicação deve atender ao tema específico deste GT e apresentar novidade para o crescimento da pesquisa acadêmica. Sendo assim, a coordenação do GT fará uma seleção prévia e poderá aceitar ou recusar a proposta, ou ainda, indicá-la para outro GT, caso perceba que sua abordagem está mais adequada à outra abordagem que não a desse GT.

GT 2 – Nebi’îm / Profetas (anteriores e posteriores)

Este GT receberá comunicações com estudos sobre textos dos Nebi’îm/ Profetas anteriores (obra deuteronomista) e posteriores (escritos proféticos), em perspectiva exegética, teológica e literária, acolhendo diferentes métodos e abordagens de análise textual. O objetivo é divulgar pesquisas que renovem a leitura dessa literatura. Para ser aprovada, a comunicação deve atender ao tema específico deste GT e apresentar novidade para o crescimento da pesquisa acadêmica. Sendo assim, a coordenação do GT fará uma seleção prévia e poderá aceitar ou recusar a proposta, ou ainda, indicá-la para outro GT, caso perceba que sua abordagem está mais adequada à outra abordagem que não a desse GT.

GT 3 – Ketubîm / Escritos

Este GT receberá comunicações com estudos sobre textos dos Ketubîm/Escritos, em perspectiva exegética, teológica e literária, acolhendo diferentes métodos e abordagens de análise textual. O objetivo é divulgar pesquisas que renovem a leitura dessa literatura. Para ser aprovada, a comunicação deve atender ao tema específico deste GT e apresentar novidade para o crescimento da pesquisa acadêmica. Sendo assim, a coordenação do GT fará uma seleção prévia e poderá aceitar ou recusar a proposta, ou ainda, indicá-la para outro GT, caso perceba que sua abordagem está mais adequada à outra abordagem que não a desse GT.

GT 4 – Deuterocanônicos, apócrifos e extracanônicos

Este GT receberá comunicações com estudos sobre textos dos livros deuterocanônicos, apócrifos e extracanônicos, em perspectiva exegética, teológica e literária, acolhendo diferentes métodos e abordagens de análise textual. O objetivo é divulgar pesquisas que renovem a leitura dessa literatura. Para ser aprovada, a comunicação deve atender ao tema específico deste GT e apresentar novidade para o crescimento da pesquisa acadêmica. Sendo assim, a coordenação do GT fará uma seleção prévia e poderá aceitar ou recusar a proposta, ou ainda, indicá-la para outro GT, caso perceba que sua abordagem está mais adequada à outra abordagem que não a desse GT.

GT 5 – Literatura sinótica (Mateus, Marcos, Lucas-Atos)

Este GT receberá comunicações com estudos sobre textos da literatura sinótica do Novo/Segundo Testamento (Mateus, Marcos, Lucas-Atos), em perspectiva exegética, teológica e literária, acolhendo diferentes métodos e abordagens de análise textual. O objetivo é divulgar pesquisas que renovem a leitura dessa literatura. Para ser aprovada, a comunicação deve atender ao tema específico deste GT e apresentar novidade para o crescimento da pesquisa acadêmica. Sendo assim, a coordenação do GT fará uma seleção prévia e poderá aceitar ou recusar a proposta, ou ainda, indicá-la para outro GT, caso perceba que sua abordagem está mais adequada à outra abordagem que não a desse GT.

GT 6 – Corpo joanino e cartas católicas

Este GT receberá comunicações com estudos sobre textos da literatura joanina (Quatro Evangelho, 1-2-3 João, Apocalipse) e das cartas judaico-cristãs (Hebreus, Tiago, 1-2 Pedro, Judas), em perspectiva exegética, teológica e literária, acolhendo diferentes métodos e abordagens de análise textual. O objetivo é divulgar pesquisas que renovem a leitura dessa literatura. Para ser aprovada, a comunicação deve atender ao tema específico deste GT e apresentar novidade para o crescimento da pesquisa acadêmica. Sendo assim, a coordenação do GT fará uma seleção prévia e poderá aceitar ou recusar a proposta, ou ainda, indicá-la para outro GT, caso perceba que sua abordagem está mais adequada à outra abordagem que não a desse GT.

GT 7 – Paulo e cartas paulinas

Este GT receberá comunicações com estudos sobre Paulo e suas cartas, em perspectiva exegética, teológica e literária, acolhendo diferentes métodos e abordagens de análise textual. O objetivo é divulgar pesquisas que renovem a leitura dessa literatura. Para ser aprovada, a comunicação deve atender ao tema específico deste GT e apresentar novidade para o crescimento da pesquisa acadêmica. Sendo assim, a coordenação do GT fará uma seleção prévia e poderá aceitar ou recusar a proposta, ou ainda, indicá-la para outro GT, caso perceba que sua abordagem está mais adequada à outra abordagem que não a desse GT.

GT 8 – História e arqueologia

Este GT receberá comunicações com estudos sobre temas de história e arqueologia dos tempos e das terras bíblicas. O objetivo é divulgar pesquisas que tragam novas perspectivas para questões referentes a eventos, personagens, lugares, contextos e períodos históricos. Para ser aprovada, a comunicação deve atender ao tema específico deste GT e apresentar novidade para o crescimento da pesquisa acadêmica. Sendo assim, a coordenação do GT fará uma seleção prévia e poderá aceitar ou recusar a proposta, ou ainda, indicá-la para outro GT, caso perceba que sua abordagem está mais adequada à outra abordagem que não a desse GT.

GT 9 – Tradução da Bíblia: teorias, ferramentas e desafios

Este GT receberá comunicações com estudos específicos sobre a tradução dos textos bíblicos: teorias, modelos, ferramentas, desafios, bem como novas edições críticas, questões de léxico e vocabulário e consequências para a interpretação. O objetivo é divulgar pesquisas que tragam novas perspectivas para a tarefa da tradução e uma análise crítica das traduções publicadas no Brasil. Para ser aprovada, a comunicação deve atender ao tema específico deste GT e apresentar novidade para o crescimento da pesquisa acadêmica. Sendo assim, a coordenação do GT fará uma seleção prévia e poderá aceitar ou recusar a proposta, ou ainda, indicá-la para outro GT, caso perceba que sua abordagem está mais adequada à outra abordagem que não a desse GT.

GT 10 – Uma Bíblia, muitas interpretações

Este GT receberá comunicações com estudos sobre questões epistemológicas subjacentes às interpretações dos textos bíblicos: hermenêutica em perspectiva interdisciplinar, história da leitura/interpretação da Bíblia, leituras judaicas das Escrituras. O enfoque é a problemática dos métodos de interpretação, seus pressupostos, horizontes, possibilidades e limites. Portanto, os textos bíblicos devem ser usados apenas como exemplos. Caso a comunicação seja focada em discutir a interpretação de um texto, sem abordar questões interdisciplinares nem discutir o método de interpretação em si mesmo, poderá ser redirecionada para o GT específico daquele texto discutido. Para ser aprovada, a comunicação deve atender ao tema específico deste GT e apresentar novidade para o crescimento da pesquisa acadêmica. Sendo assim, a coordenação do GT fará uma seleção prévia e poderá aceitar ou recusar a proposta, ou ainda, indicá-la para outro GT, caso perceba que sua abordagem está mais adequada à outra abordagem que não a desse GT.