O I Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica aconteceu  entre os dias 08 a 10 de setembro de 2004, antes da criação da associação mas para a criação dela, pois foi o evento que reuniu, pela primeira vez, uma grande quantidade de pesquisadores bíblicos de todo o Brasil,  atuantes em diversos segmentos acadêmicos e religiosos.  O congresso teve participação de mais de 250 pessoas e foram apresentadas 44 comunicações científicas.

Alguns biblistas academicamente atuantes há mais de 30 anos nas revistas RIBLA – Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana, assessores regionais da Revista Estudos Bíblicos e assessores bíblicos do CEBI, há muito tempo dialogavam sobre a necessidade de criação de uma sociedade ou associação de pesquisa que agregasse os autores da produção bíblica no Brasil.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da então Universidade Católica de Goiás (atual PUC-GO), tendo em seus quadros diversos professores biblistas, facilitou o processo ao promover o I Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica dentro da programação da V Semana de Estudos de Religião. O tema do I Congresso foi Hermenêuticas Bíblicas.

Este congresso contou com os seguintes pesquisadores conferenciando sobre os seguintes temas:

Milton Schwantes (UMESP) – Anotações sobre novos começos na leitura bíblica. Releituras bíblicas dos anos 50 – 70 na América Latina;
Johan Konings (FAJE) – Bíblia, leitura, cânone, hermenêutica;
Reiner Kessler (Universidade de Marburg)- Tendências hermenêuticas na leitura da Bíblia na Alemanha;
Nachman Falbel (USP) – Leitura da Bíblia no judaísmo;
Júlio Paulo Tavares Zabatiero – Hermenêutica da Bíblia no mundo evangelical;
Ivoni Richter Reimer – Bíblia e hermenêuticas de classe, gênero e etnia.

A primeira assembleia geral de biblistas foi realizada neste congresso com  o objetivo de criar a associação. Ali foi nomeado um grupo de trabalho, composto pelos pesquisadores Valmor da Silva, Haroldo Reimer, Nancy Cardoso Pereira e Mônica Otterman, com a responsabilidade de iniciar os procedimentos jurídicos e cartoriais para criação da Associação.

O produto literário deste primeiro congresso ficou documentado no livro: Hermenêuticas Bíblicas. Contribuições ao I Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica e foi editado em parceria com a Editora da UCG, Editora OIKOS e ABIB no ano de 2006. Os organizadores do livro foram Haroldo Reimer e Valmor da Silva.

O II Congresso aconteceu entre os dias 04 e 06 de setembro de 2006 pela segunda vez no escopo da programação da VII Semana de Estudos da Religião promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da então Universidade Católica de Goiás (atual PUC-GO). O evento reuniu mais de 250 pesquisadores de diversas partes do país e teve como tema Libertação e liberdade: novos olhares.

Neste congresso começou-se a tradição de incluir na programação uma conferência especial com biblista destacado pelo conjunto de sua obra a fim de celebrar sua vida. Nesta edição de celebração foi homenageado o D. Dr. Milton Schwantes, que foi um dos idealizadores da formação da ABIB.

As seguintes conferências foram plenárias durante o II Congresso:

Valmor da Silva (UCG) – Leituras do Êxodo na América Latina;
Francisco Orofino (ITPVI) – As releituras do Êxodo na Bíblia;
Norman K. Gottwald (Universidade de Berkeley) – Revisitando as tribos de Yahweh;
Tania Mara Vieira Sampaio – Dança do Êxodo e da capoeira: jogos de vida e libertação;
Jacil Rodrigues de Brito – Êxodo para um encontro: uma interpretação segundo os escritores bíblicos e os sábios judeus fariseus;
Milton Schwantes – êxodo, libertação e liberdade – uma avaliação.
A comissão eleita em 2004 para iniciar os procedimentos jurídicos de regulamentação da ABIB, agregou outros três associados para formação da primeira diretoria estatutária: Presidente – Valmor da Silva, Vice-presidente – Nancy Cardoso Pereira, 1ª Secretária – Monika Ottermann, 2º Secretário – Osvaldo Luiz Ribeiro, 1º Tesoureiro – Haroldo Reimer, 2º Tesoureiro – Jacir de Freitas Faria, Vogal – Marcos Paulo Monteiro da Cruz Bailão. Na ocasião se dizia: “Como o menininho do Apocalipse 12, nosso bichinho recém-nascido está enfrentando o dragão: aquele da burocracia (…) Ainda não tem “carteira” nem conta, mas já tem endereço certo, gente agregada e uma primeira assembleia marcada…”

A ABIB iniciou oficialmente seus trabalhos a partir da I Assembleia Geral ocorrida durante o Congresso de 2006 homologando o estatuto. Os objetivos da ABIB ficaram assim definidos:

Incentivar e apoiar trabalhos no campo da pesquisa bíblica e áreas afins;
Contribuir para a publicação e divulgação dos resultados de pesquisa bíblica;
Facilitar a comunicação, o debate e a cooperação entre os associados e entre a Associação e instituições afins, através de encontros nacionais e regionais;
Defender a liberdade de pesquisa e o pluralismo e promover a solidariedade entre os associados.
O produto literário deste congresso foi o livro: Libertação, liberdade; novos olhares. Contribuições ao II Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica, também editado em parceria com a Editora da UCG, Editora OIKOS e ABIB no ano de 2008 e organizada por Haroldo Reimer e Valmor da Silva.

O III Congresso foi hospedado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e aconteceu em setembro de 2008 no auditório TUCA-PUCSP e teve como tema: Jesus e as tradições do Antigo Israel.

Este congresso homenageou o Dr. Carlos Mesters celebrando sua vida e pelo conjunto da sua obra e contou com os seguintes pesquisadores que conferenciaram sobre os seguintes temas:

Pedro Lima Vasconcellos (PUCSP) – História da pesquisa sobre Jesus;
Néstor Míguez (ISEDET – Argentina) – Jesus e as tradições apocalípticas de Israel;
Richard Horsley (Universidade Massachusetts) – Jesus, as tradições messiânicas de Israel e o submundo da Galileia;
André Leonardo Chevitarese (UFRJ) – As recepções de Isaac e de Jesus no contexto religioso popular judaico e cristão;
Ivoni Richter Reimer (UCG) – Jesus e a tradição das transgressoras;
Carlos Mesters (CEBI) – Jesus e as tradições sapienciais de Israel.

A diretoria eleita para o biênio 2008-2010 teve a seguinte composição: Presidente – Pedro Lima Vasconcelos, Vice-presidente – Valmor da Silva, 1º Secretário – Isidoro Mazarollo, 2º Secretário – Ricardo Lengruber Lobosco, 1º Tesoureiro – Paulo Sérgio Proença, 2ª Tesoureira – Lília Dias Marianno e Vogal – Paulo Roberto Garcia.

O produto literário deste congresso foi o e-Book: Jesus e as tradições do Antigo Israel, foi editado em parceria com a FDigital e Eagle Books apenas em 2012 e teve Lília Dias Marianno como organizadora.

O IV Congresso foi hospedado pela Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, na cidade de São Bernardo do Campo, entre os dias 13 a 15 de setembro de 2010. O tema foi Bíblia, mito e história – considerações sobre literatura, método e transdisciplinariedade.

Estiveram presentes os seguintes assessores internacionais que conferenciaram sobre os seguintes temas

Paulo Roberto Garcia (UMESP) – Imagens de Moisés no século I e o Evangelho de Mateus;
Graciela Chamorro (UFGD) – Experiências indígenas do mito e da história: desafios para a pesquisa bíblica;
Athalya Brenner (Universidade de Tel Aviv) – Revisando o mito da “família bíblica”: reflexões sobre questões de metodologias e ideologias de interpretação;
Cesar Carbullanca (Universidad del Maule) – Orígenes de la cristologí­a joánica desde la mitologí­a apocalí­ptica y los escritos de Qumran;
Leif Vaage (Universidade de Toronto) – Mito, historia y biografía en el Evangelio de Marcos: el texto bíblico en sus tres dimensiones.

A diretoria eleita para o biênio 2010-2012 teve a seguinte composição: Presidente – Ricardo Lengruber Lobosco, Vice-presidente – João Luis Correia Jr., 1º Secretário – Isidoro Mazarollo, 2º Secretário – Pedro Lima Vasconcellos, 1a Tesoureira – Lília Dias Marianno, 2º Tesoureiro – Paulo Sérgio Proença, Vogal – Valmor da Silva

Infelizmente por uma falha na coleta dos papers originais das plenárias não houve um livro produzido deste evento, mas extensa cobertura fotográfica e de filmagem foi registrada pela Universidade Metodista de São Paulo.

O V Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica foi hospedado pela UNIBENNET no Rio de Janeiro entre os dias 09 a 11 de setembro de 2012. O tema geral foi Bíblia, violência e direitos humanos.

Os seguintes pesquisadores realizaram as conferências plenárias:

Ricardo Lengruber Lobosco (UMESP)- O Antigo Testamento e a Declaração Universal dos Direitos Humanos;
Ronald Farmer (Universidade Chapman) Bíblia e Hermenêutica Processual. A busca por uma hermenêutica satisfatória;
Erhard Gestenberger (Universidade de Marburg) – A Bíblia e a questão da intolerância no mundo hodierno.
Os seguintes pesquisadores coordenaram mesas temáticas

Vilson Scholz (ULB) – Violência e DH no cristianismo dos dois primeiros séculos
Edson de Faria Francisco (UMESP) – Violência e direitos humanos na Literatura Profética
José Adriano Filho (UNIDA) – Violência e direitos humanos na literatura do período interbíblico

A diretoria do biênio 2010 – 2012 decidiu publicar dois livros da ABIB no ano de 2012 afim de antecipar a agenda de publicações gerando o livro de cada congresso no próprio ano do congresso. Em virtude dos custos, este empreendimento foi possível apenas em formato de e-Book. Assim, no ano de 2012 foram publicados Jesus e as tradições do Antigo Israel – referente ao Congresso de 2008 e Bíblia, Violência e Direitos Humanos, referente ao Congresso de 2012.

A diretoria eleita para o biênio 2012 – 2014 teve a seguinte composição: Presidente – Marcelo da Silva Carneiro, Vice-Presidente – Paulo Sérgio Proença, 1º Secretário – Isidoro Mazarollo, 2ª Secretária – Suely Xavier dos Santos, 1º Tesoureiro – Valtair Afonso Miranda, 2º Tesoureiro – Luiz Alexandre Solano Rossi, Vogal – Ricardo Lengruber Lobosco.

O produto literário deste congresso foi a reunião de todas contribuições ao congresso em formato de conferências, minicursos, mesas e comunicações (na íntegra ou em resumo) no e-Book: Bíblia, Violência e Direitos Humanos, pela Eagle Books em 2012 e teve Lília Dias Marianno como organizadora.

O VI Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica aconteceu na Faculdade Unida de Vitória – ES, no período de 09 a 11 de setembro de 2014 e teve como tema Bíblia e cultura: tradição, tradução e exegese.

Os seguintes assessores internacionais realizaram as conferências plenárias:

Elsa Támez (UBL) – Os diálogos interculturais na tradução bíblica e as hermenêuticas latino-americanas;
Pablo Andiñach (ISEDET- Argentina) – A criação como espaço para a vida: exploração da teologia bíblica segundo os relatos de Gn e
O Êxodo como centro do mundo e do tempo: a teologia do Deus que está, do Deus que liberta

A diretoria eleita para o biênio 2014 – 2016 teve a seguinte composição: Presidente – Marcelo da Silva Carneiro, Vice-Presidente – Romi Auth, 1ª Secretária – Monika Ottermann, 2o Secretário – Jacir de Freitas Faria, 1º Tesoureiro – Valtair Afonso Miranda, 2º Tesoureiro – Dionísio Soares, Vogal –Telmo de Amaral de Figueiredo.

 

A publicação referente ao VI congresso ficou publicada como: Bíblia e cultura: tradição, tradução e exegese. Debatendo as diferentes leituras da Bíblia. Foi organizada por Marcelo Carneiro e publicada pela Fonte Editorial em 2014.

O VII Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica voltou a ser hospedado na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), em São Bernardo do Campo, desta vez pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, e aconteceu no período de 29 de agosto a 01 de setembro de 2016. O tema foi: Pentateuco, da formação à recepção.

No livro do Congresso Marcelo Carneiro (2016, p. 8) assim registrou:

Apesar dos muitos estudos já realizados sobre este bloco literário (…) ainda há muito a ser discutido (…) É a segunda vez, desde que a ABIB iniciou seus congressos em 2004, que o tema geral está relacionado a um determinado aspecto das Escrituras. Mas é a primeira vez que um bloco literário específico se torna objeto de investigação coletiva e domina o cenário de análise de um congresso.

A partir deste congresso e pelo peso das conferências internacionais, passou-se a denominar os congressos da ABIB como Congressos Internacionais de Pesquisa Bíblica promovidos pela ABIB. As contribuições dos assessores internacionais tiveram os seguintes títulos:

Jean-Louis Ska (Instituto Pontifício de Roma) – Tendências fundamentais na pesquisa do Pentateuco nos últimos dez anos
Thomas Römer (Universidade de Lausanne) – Os papeis de Moisés no Pentateuco e
A atual discussão sobre a chamada História Deuteronomista, crítica literária e consequências teológicas.

A diretoria eleita para o biênio 2016 – 2018 teve a seguinte composição: Presidente – Telmo José Amaral de Figueiredo, Vice-Presidente – Luis José Dietrich, 1º Secretário – Elcio Valmiro S. Mendonça, 2º Secretário – Kenner Roger K. Terra, 1º Tesoureiro – Antonio Carlos Frizzo, 2º Tesoureiro – Fabrizio Zandonadi Catenassi, Vogal – Sue’Hellen Monteiro de Mattos.

A obra referente ao VIII congresso ficou publicada como: Pentateuco: da formação à recepção. Foi organizada por Marcelo da Silva Carneiro, Monika Ottermann e Telmo José Amaral de Figueiredo e foi publicada pelas Edições Paulinas em 2016.

O VIII Congresso Internacional de Pesquisa Bíblica promovido pela ABIB aconteceu entre os dias 27 e 30 de agosto de 2018 na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), na cidade de Curitiba sob o tema: Paulo: contextos e leituras.

Na apresentação do livro do congresso está registrado assim:

O tema do congresso – Paulo: contexto e leituras – expressa um desafio perene que os estudos bíblicos possuem, ou seja, desvelar e atualizar o pensamento de Paulo para os leitores hodiernos. Paulo sempre foi e continuará sendo uma figura singular na história cristã e na literatura neotestamentária. (…) este congresso buscará projetar um pouco mais de luz sobre questões que intrigam, desde sempre, os que se encontram com essa personagem: como uma figura que se autodefine feroz e fervoroso na afiliação judaica, a ponto de perseguir a Igreja (…) tornar-se depois anunciador desta mesma mensagem que havia combatido, chegando ao extremo do martírio? O que motivou Paulo a um esforço missionário tão vasto e abrangente, quais diretrizes ele seguiu e por quais razões?

Os assessores internacionais convidados conferenciaram sobre os seguintes temas:

Carlos Gil Arbiol (Universidad de Deusto) – La cruz y el Imperio en el proyecto de Pablo: el contexto social de la innovación teológica e
La novedad de Pablo en el judaísmo de su tiempo: un debate que no acaba
John M. Barclay (Universidade de Durham) – Graça e a forma da salvação em Paulo e
O poder transformador da graça Rm e 2 Co.
A diretoria eleita para o biênio 2018 – 2020 teve a seguinte composição: Presidente – Antonio Carlos Frizzo, Vice-Presidente – Luis José Dietrich, 1º Secretário – Kenner Roger K. Terra, 2o Secretário – Fabrizio Zandonadi Catenassi, 1º Tesoureiro – Cleodon Amaral, 2ª. Tesoureira – Zuleica Silvano, Vogal – Lília Dias Marianno.

A obra referente ao VIII congresso ficou publicada como: Paulo: contextos e leituras. Foi organizada por Telmo José Amaral de Figueiredo e Fabrizio Zandonadi Catenassi e publicada pelas Edições Paulinas em 2018.

IX Congresso Internacional de Pesquisa Bíblica promovido pela ABIB aconteceu nos dias 23 a 26 de agosto de 2022, no ITESP (Instituto São Paulo de Estudos Superiores), localizado no bairro do Ipiranga, São Paulo, Capital, com o tema História de Israel: arqueologia e Bíblia.

Na apresentação do livro do congresso está registrado assim:

“Ao longo das últimas décadas, tem-se tornado cada vez mais evidente que a arqueologia amplia fundamentalmente nossa compreensão do texto bíblico. Isso acontece à medida que ela permite reconstruir traços de momentos específicos de grupos humanos antigos por meio da análise de seus vestígios materiais. Isso amplia significativamente nossos conhecimentos geográficos, antropológicos e linguísticos ligados a Israel e seu entorno, entre tantas outras áreas beneficiadas por essa ciência (…). Os manuais clássicos de história de Israel em geral seguem metodologicamente a história política, retratando o povo à luz das grandes instituições, fatos e datas marcantes da antiguidade israelita, como crônica dos acontecimentos (…). Os estudos historiográficos ligados ao mundo bíblico ajudam cada vez mais a esclarecer a relação que existe entre a história acontecida e a história narrada e fundamentam os estudos exegéticos e teológicos”

Os assessores internacionais convidados conferenciaram sobre os seguintes temas:

Peter Dubovský (Pontifício Instituto Bíblico de Roma, Itália):
     – Israel e Assíria

Norma Franklin (Universidade de Haifa, Israel)
     – A ascensão do Reino do Norte de Israel no século IX AEC
     – O Reino do Norte de Israel no século VIII AEC

A diretoria eleita para o biênio 2023 – 2024 teve a seguinte composição:
     Presidente – Cássio Murilo Dias da Silva,
     Vice-Presidente – Antonio Carlos Frizzo,
     1º Secretário – Antonio César Seganfredo,
     2º Secretário – Julio César Ribeiro,
     1º Tesoureiro – Cláudio Márcio Pinheiro Martins,
     2ª. Tesoureira – Érica Daiane Mauri,
     Vogal – Lília Dias Marianno.

A obra com as grandes conferências e mesas temáticas foi publicada com o mesmo título do congresso História de Israel: arqueologia e Bíblia. Foi organizada por Fabrizio Zandonadi Catenassi e Lília Dias Marianno, e publicada pelas Edições Paulinas em 2022, por ocasião do mesmo congresso.