“Deuteronômio: Escuta, Israel”

Editora: Paulinas, 2020
Organizadores: Zuleica Silvano e Johan Konings

Com alegria, a Paulinas Editora lança o livro: “Deuteronômio: Escuta Israel”. Esse livro tem como finalidade contribuir para o estudo do tema do Mês da Bíblia de 2020, promovido pela Igreja Católica Apostólica Romana. O tema, livro do Deuteronômio e o lema “Abre a tua mão para o teu irmão” (Dt 15,11) foram escolhidos pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e outras instituições bíblicas, entre elas, o Serviço de Animação Bíblica (SAB/Paulinas).

A obra é destinada aos agentes de pastorais, religiosos, religiosas, público em geral, e todos que desejam aprofundar o livro do Deuteronômio. A Igreja Católica considera setembro o Mês da Bíblia, por causa da memória litúrgica de São Jerônimo, celebrada no dia 30 de setembro. Jerônimo foi o tradutor dos originais gregos e hebraicos da Bíblia para o latim, a chamada “Bíblia Vulgata”. Neste ano, o Deuteronômio foi escolhido por ter sua centralidade na Palavra, no amar a Deus, na transmissão da tradição, em memória aos 1.600 anos

No Deuteronômio, temos uma longa reflexão teológica sobre os momentos fundamentais da libertação, da travessia no deserto e indicação da tomada de posse da terra. Ele ressalta a fidelidade de YHWH, a eleição de Israel, as Alianças estabelecidas com Deus, o sentido e o valor da Lei para a construção de uma sociedade fraterna.

O Deuteronômio pode ser definido como o discurso de despedida de Moisés, ou melhor, o seu testamento, no qual transmite às novas gerações, uma norma de vida a ser seguida ao entrarem na Terra Prometida. Portanto, não é meramente uma memória do que foi vivido, mas traz recomendações que não poderão ser esquecidas quando o povo entrar na Terra, que partem da convicção de que a posse da terra não é resultado somente do esforço de Israel, de suas lutas, mas é um dom concedido por Deus, por ser fiel às promessas feitas aos patriarcas e matriarcas.

De fato, Deus não desiste do povo, mesmo diante de suas infidelidades, e constantemente o convida à conversão, a amá-lo, a escutar a sua vontade e a colocar em prática seus ensinamentos.

Essa obra é fruto da reflexão do Grupo de Pesquisa “A Bíblia em Leitura Cristã”, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), composta por pesquisadores, professores, mestres e doutores em Bíblia, não somente da FAJE, mas também do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA-BH), da PUC-MG, da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN), e da Fundação Dom Cabral.

Esse livro objetiva oferecer uma chave de leitura do Deuteronômio. Após uma apresentação dos elementos introdutórios do livro (Capítulo 1), abordar-se-á a relação entre o Deuteronômio e a Historiografia Deuteronomista (Capítulo 2). O Código Deuteronômico (Dt 12–26) foi subdividido em leis sociais
(Capítulo 3); políticas (Capítulo 4) e referentes ao culto (Capítulo 5). Destacar-se-ão três aspectos teológicos: a teologia da Aliança, da Unidade (Capítulo 6) e da Retribuição (Capítulo 7). Por fim, serão analisadas as ocorrências do Deuteronômio nos Evangelhos (Capítulo 8) e nos demais textos do Novo Testamento (Capítulo 9).

No Deuteronômio, o único jeito de o povo mostrar o amor ao Senhor é pela fidelidade às palavras recomendadas em Dt 6,4: “Escuta, ó Israel, o Senhor teu Deus é UM! Portanto, amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força”. Ao aprofundarmos esse livro sagrado, cada um de nós também é convidado a amar a Deus com sua inteligência, vontade e sentimentos (coração); com toda a sua energia vital (alma), e com todos seus bens materiais (força).

Amá-lo, portanto, significa entregar-se totalmente; obedecer às suas instruções, servi-lo, ser solidário com os mais vulneráveis (o órfão, a viúva, o estrangeiro, o pobre) e ter o coração disponível para sempre escutá-lo.