Carta aos Gálatas: “Todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d)

Editora: Paulinas

Autores: Serviço de Animação Bíblica- Paulinas (SAB)

ISBN: 9786558080404

Formato: 13,5 X 30 e também em e-book

Páginas: 80

Edição: 1ª

Ano de Publicação: 2021

Compre clicando aqui

 

            O fascículo do Mês da Bíblia 2021, elaborado pelo grupo Shema’, do Serviço de Animação Bíblica-Paulinas (SAB), objetiva oferecer um roteiro de círculos bíblicos para os grupos de reflexão e para as diferentes pastorais, movimentos, comunidades, proporcionando-lhes um encontro pessoal e comunitário com a Palavra, por meio do aprofundamento da Carta aos Gálatas, livro bíblico escolhido pela CNBB e pelas instituições bíblicas do Brasil, entre elas o SAB/Paulinas. O subsídio contém quatro encontros, uma celebração final e uma maratona bíblica. Cada encontro é precedido por um texto que aborda o tema que será estudado, partilhado e rezado pelo grupo.

            O subsídio Carta aos Gálatas: “Todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d) inicia indicando os dados introdutórios da Carta aos Gálatas: autor, datação, local que a carta foi escrita, a discussão em torno da localização da Galácia, os interlocutores, a estrutura da carta, sua finalidade, e os destaques teológicos.

O primeiro encontro aprofunda Gl 1,11-24, quando Paulo traz, em sua vida, os elementos fundamentais da revelação de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

A Assembleia de Jerusalém e suas consequências relatadas em Gl 2,1-21 formam o tema central do segundo encontro.

No terceiro encontro aprofundaremos Gl 3,1–4,31, quando Paulo traz dois argumentos: que todos são filhos de Abraão e confirma a justificação pela fé, que se dá por meio da experiência batismal. Nesses capítulos temos o lema escolhido para o “Mês da Bíblia 2021”: Todos vós sois um só em Cristo Jesus (Gl 3,28d).   

O último encontro abordará os últimos capítulos da Carta aos Gálatas, Gl 5,13–6,10, que é uma seção exortativa, quando o Apóstolo apresenta o agir cristão e o que significa ser guiado pelo Espírito Santo.  

A celebração final nos convida a louvar e agradecer a Deus pelo caminho percorrido pelo grupo ou comunidade no estudo da Carta de São Paulo aos Gálatas. Como nos anos anteriores, foi elaborada uma maratona bíblica que poderá ser feita no grupo, na paróquia, na pastoral ou movimento, sendo inserida no subsídio. 

O subsídio pode ser adquirido em e-book e impresso.

Acreditamos que o aprofundamento da Carta aos Gálatas será uma linda forma de celebrar os 50 anos da realização do “Mês da Bíblia”.

 

Ir. Zuleica Silvano (coordenadora do Grupo Shema’,

no Serviço de Animação Bíblica/Paulinas – SAB)