Carta aos Gálatas: “até que Cristo se forme em nós” (Gl 4,19)

Editora: Paulinas, 2021 (248p.)

ISBN: 9786558080510

Autora: Zuleica Silvano

Para comprar clique aqui

          

Com alegria, a Paulinas Editora lança o livro: “Carta aos Gálatas: até que Cristo se forme em nós” (Gl 4,19). Esse livro tem como finalidade ajudar os grupos, paróquias e pessoas interessadas a aprofundar o tema do Mês da Bíblia de 2021, promovido pela Igreja Católica Apostólica Romana. O tema e o lema foram escolhidos pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e outras instituições bíblicas, entre elas, o Serviço de Animação Bíblica (SAB/Paulinas), departamento no qual atua Ir. Zuleica Silvano, a autora do livro. Neste ano, também celebramos o jubileu de prata (50 anos) do “Mês da Bíblia”, por isso a Carta aos Gálatas foi escolhida por ser a epístola na qual Paulo aprofunda sobre o Evangelho. O lema escolhido, “Todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d), é extraído da sessão na qual se concentra os argumentos sobre o batismo. Tanto o lema como o tema estão em ressonância com um dos pilares das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023, que é o pilar da Palavra e da Iniciação à Vida Cristã.

Esse livro é destinado aos agentes de pastorais, religiosos, religiosas, alunos e alunas de graduação, público em geral que desejam aprofundar a Carta aos Gálatas, bem como os líderes dos grupos de reflexão bíblica, lideranças dos Círculos Bíblicos que se preparam para estudar e celebrar com seus respectivos em setembro, e os 50 anos do Mês da Bíblia. A Igreja Católica considera setembro o Mês da Bíblia, por causa da memória litúrgica de São Jerônimo, no dia 30 de setembro. Jerônimo foi o tradutor dos originais gregos e hebraicos da Bíblia para o latim, a chamada “Bíblia Vulgata”, com Paula e Eustóquia.

O livro “Carta aos Gálatas: ‘até que Cristo se forme em nós’ (Gl 4,19)”, além de oferecer uma introdução aos dados básicos da Carta aos Gálatas: (interlocutores, datação, estruturas da carta, os aspectos teológicos principais), comenta um por um dos capítulos da mesma.

A Carta aos Gálatas (Gl), no Novo Testamento (NT), faz parte das epístolas chamadas “protopaulinas”, isto é, as cartas consideradas autênticas de Paulo. Ela foi escrita, provavelmente, entre os anos 54 a 57 d.C., para a Região da Galácia, atual Turquia.

A preocupação do autor é o de superar a crise provocada pelos seguidores de Jesus Cristo vindos do judaísmo, os chamados judaizantes, ao exigirem que aqueles que aderiam a Jesus Cristo, sem pertencerem à cultura e religião judaica, passassem pela circuncisão e praticassem os mandamentos determinantes para a identidade judaica. Eles, ainda, afirmavam que Paulo não anunciava o verdadeiro Evangelho aos gentios. Apesar de não serem expressamente identificados na Carta aos Gálatas, provavelmente os judaizantes eram cristãos provenientes de Jerusalém.

A carta aos Gálatas é extremamente rica do ponto de vista teológicos e também autobiográfico. Nessa carta, Paulo traz detalhes sobre a sua experiência de Jesus Cristo na estrada de Damasco; de sua relação com Pedro e as lideranças de Jerusalém, sobre a Assembleia de Jerusalém; dos motivos de sua permanência nessa região, e outros dados sobre as comunidades primitivas. Quanto aos aspectos teológicos, além de apresentar o Messianismo de Jesus, Paulo fala sobre a justificação pela fé e não pelas obras da lei, explicita a sua concepção de Evangelho, traz vários aspectos sobre a importância do batismo, e os elementos fundamentais da ética cristã. Ao mergulharmos no estudo da Carta aos Gálatas nos deparamos com a convicção paulina de que a fé consiste em se deixar envolver pela grandeza do amor de Deus revelado no Messias Jesus e que exige de nós uma adesão consciente, que é expressa no batismo, pelo qual fazemos a experiência de participarmos do mistério pascal e sermos unidas/os a Cristo. Pelo batismo, recebemos também o Espírito Santo (Gl 4,6-7), que faz morada em nosso coração e constantemente pronuncia dentro de nós a oração do Filho Encarnado: “Abba, ó Pai”. É Ele que nos conscientiza de que somos filhas/os no Filho, pertencemos à família de Deus, e nos convoca a assumirmos nossa missão de proclamar o Evangelho. Que ao aprofundarmos os ensinamentos de Paulo, possamos ter a ousadia de anunciar o amor de Deus revelado no Messias Jesus, humanizar nossas relações, “até que Cristo seja formado em nós”.

 

Zuleica Silvano é irmã paulina; assessora no Serviço de Animação Bíblica/Paulinas  (https://paulinascursos.com/sab/) e autora de diversos livros, dentre os quais: “Primeira carta de João: crer em Jesus Cristo e amar uns aos outros”, “Introdução à análise poética de textos bíblicos”; escreveu e foi organizadora do livro “Deuteronômio: escuta Israel”, lançados por Paulinas. É também coordenadora do Grupo Shema’, que elaborou o subsídio do Mês da Bíblia de 2021: carta aos Gálatas: “Todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d). Faz parte do Departamento de Teologia da FAJE, da diretoria da ABIB; da Equipe interdisciplinar da CRB e da Comissão de reflexão Teológica e da Comissão Bíblica do CELAM. Presta assessoria em paróquias, dioceses e institutos de pastorais e bíblicos.