A Paulinas Editora lança o livro: “50 anos (1971-2021) do Mês da Bíblia: memória, desafios e perspectivas”, organizados por Edinaldo Medina Batista e pro Ir. Zuleica Silvano, fsp. Esse livro objetiva celebrar o jubileu de ouro do Mês da Bíblia, e para tal intento nos conduz a contemplar o passado (1971-2021), nos indica os novos desafios e nos faz vislumbra com as perspectivas para a área bíblica nos nossos dias.

A obra é estruturada em três partes. A primeira apresenta uma visão histórica do campo bíblico, enfatizando os temas relacionados com o “Mês da Bíblia”. Essa história teve seus inícios com os Movimentos Bíblicos, as Semanas Bíblicas Populares. Porém, o “Mês da Bíblia”, como uma atividade realizada no decorrer do mês de setembro teve seu nascimento em 1971, por ocasião do quinquagésimo aniversário da Arquidiocese de Belo Horizonte, que em 2021 completa 100 anos. Nessa primeira parte, além dos organizadores, contamos com a participação das irmãs paulinas: Neli Manfio, Rosana Pulga, Maria Inês Carniato, e dos relatos registrados por Ir. Maria Pia di Dio. As diferentes instituições bíblicas presentes no Brasil (CEBI, Centro Verbo, Nova Jerusalém, MOBON, Serviço de Animação Bíblica Paulinas [SAB], Centro Bíblico Paulus) também deram sua contribuição fornecendo dados sobre a sua participação nas atividades do “Mês da Bíblia”.

Na segunda parte destacamos a importância do “Mês da Bíblia” no desenvolvimento da caminhada bíblica no Brasil, e para isso contamos com a participação de vários autores. Os temas foram escolhidos tendo como base os tópicos fundamentais da Animação Bíblica da vida e das pastorais. Nessa parte bíblico-teológica, Frei Carlos Mesters e Francisco Orofino abordam a interpretação popular da Bíblia, com o artigo: “O Jubileu do ‘Mês da Bíblia’: 50 Anos de caminhada”; Pe. Manoel Godoy, no artigo: “O ‘Mês da Bíblia’ e o nosso dia a dia Pastoral”, trata da importância dessa atividade na Igreja do Brasil. Danilo César dos Santos Lima e Márcio Pimentel refletem sobre a Bíblia e a Liturgia, no artigo: “A Escritura cresce com quem celebra” e o prof. Gilbraz Aragão aprofunda o tema da Religiosidade Popular, tendo como prisma a Bíblia e a evangelização do encontro de irmãos no Recife, um movimento fundado por D. Helder Câmara. O prof. Joachim Andrade, padre verbita, reflete sobre Bíblia e a interculturalidade, no artigo intitulado: “Caminhos interculturais de Abraão, Jesus e Paulo: análise antropológica” e o Pe. Jaldemir Vitório, jesuíta, apresenta a relação entre a Bíblia e as Pastorais com o artigo “Eis-me aqui, Envia-me!” (Is 6,8): Fundamentos Bíblico-Teológicos do compromisso cristão no mundo. Nesse livro também consta uma entrevista realizada com o Pe. Wolfgang Gruen, salesiano, que tem como tema “Bíblia e Catequese”. Por fim, D. Vicente Ferreira indica os desafios e perspectivas de Proclamar a Palavra na Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Na terceira parte, são oferecidos alguns testemunhos das experiências de pessoas que vivenciaram as atividades do “Mês da Bíblia” e cartas significativas das pioneiras e fotografias de 1971 e do material elaborado nas diferentes etapas do “Mês da Bíblia” nesses 50 anos.

Para a escrita desta obra cotejamos informações provenientes do arquivo e da biblioteca do Serviço de Animação Bíblica – SAB/Paulinas (Belo Horizonte / MG), bem como da seção de Pastoral Bíblica do Arquivo Histórico da Província do Brasil da Pia Sociedade Filhas de São Paulo, localizada no Centro de Documentação Paulinas (Osasco/ SP), que guarda os originais dos relatórios das atividades, revistas, jornais, boletins, fotos, cartas, além dos relatos escritos e orais (entrevistas). Contamos também com a contribuição e o testemunho de diversas pessoas que são citadas no decorrer da obra.

Coube aos organizadores a tarefa de sistematizar, compilar e (re)unir um complexo “quebra-cabeça”, na tentativa de escrever a história do “Mês da Bíblia”, e da trajetória da pastoral bíblica no Brasil, mas sobretudo de apresentar a reflexão de pessoas significativas nessa caminhada com o desejo ardente de que essa história possa continuar e, por meio da Palavra de Deus, as pessoas façam sempre mais a experiência do Verbo da Vida, de Jesus Mestre e Pastor, Caminho, Verdade e Vida, e do Reino de Deus.

Sobre os organizadores

Zuleica Silvano é irmã paulina; assessora no Serviço de Animação Bíblica/Paulinas (https://paulinascursos.com/sab/) e autora de diversos livros, dentre os quais: “Primeira carta de João: crer em Jesus Cristo e amar uns aos outros”, “Introdução à análise poética de textos bíblicos”; escreveu e foi organizadora do livro “Deuteronômio: escuta Israel”, lançados por Paulinas. É também coordenadora do Grupo Shema’, que elaborou o subsídio do Mês da Bíblia de 2021: Carta aos Gálatas: “Todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d) e é autora do livro: “Carta aos Gálatas: até que Cristo se forme em nós (Gl 4,19)”. Faz parte do Departamento de Teologia da FAJE, da diretoria da ABIB; da Equipe interdisciplinar da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) e das Comissões de reflexão Teológica e Bíblica do CELAM (Conselho Episcopal Latino Americano). Presta assessoria em paróquias, dioceses e institutos bíblicos e de pastoral.

Edinaldo Medina Batista é colaborador do SAB/Paulinas. Graduado em Filosofia (PUC Minas), Arquivologia (UFMG) e História (Claretiano), especialista em Ciências da Religião (PUC Minas) e Educação à Distância (SENAC). Atualmente é mestrando em Ciências da Informação (UFMG).